Após semanas de muito calor, a chuva voltou a cair em várias regiões do País. No entanto, o volume pluvial não foi suficiente para aliviar a situação dos reservatórios, como o do Sistema Cantareira, em São Paulo, com nível estável de água armazenado.

Mudanças simples nos processos de limpeza com a utilização de produtos, equipamentos e acessórios que reduzem ou eliminam o uso da água são as soluções recomendadas para a economia de água.

Entre os recursos, um bom exemplo é a técnica de “Limpeza a Vapor”, que auxilia na economia de água, energia e garante maior eficiência à limpeza de ambientes internos. As limpadoras a vapor funcionam apenas com o poder da água quente e da pressão do vapor. Possuem a vantagem de remover óleo, gorduras e também higienizar as superfícies por conta da alta temperatura operacional (120° – 145°C). Todas as bactérias domésticas comuns podem ser mortas na própria superfície do piso, sem a utilização de qualquer agente químico.

Tal técnica é indicada para limpeza e higienização de banheiros, cozinhas (azulejos, pia), pisos em geral, cortinas e tapetes. O uso da limpadora a vapor tem baixo consumo de água e um consumo energético médio abaixo de R$ 0,70 centavos por hora.

Outros equipamentos de uso profissional  podem ajudar na redução do consumo de água nas tarefas de limpeza e higienização doméstica. Os panos coloridos de microfibra, diferente dos panos de algodão convencionais que absorvem mais água e sujidade em 200%, podem ser usados para diferentes ambientes, facilitando a manutenção. Mops úmido e seco para piso frio evitam ter que jogar água no chão; e o limpador para paredes e revestimentos, como na cozinha e lavanderia, pode substituir a antiga lavagem do ambiente. O borrifador também é um acessório pouco lembrado mas que faz muita diferença no processo de limpeza.